sábado, 25 de junho de 2011

Papel de Parede - Aplicação

Olá,

este fds mais bricolage na minha casinha no casal do conde.

Aplicação de papel de parede passo-a-passo.

Materiais necessários (que eu uso):

Papel de parede à escolha
Cola universal para papel parede
Rolo de espuma
Luvas de algodão
Pano turco
X-acto
Tesoura
Nível de água
Lapiseira

Começo por saber as medidas de tudo o que tenho na divisão que vou forrar:
Descobri há uns tempos na net esta ferramenta de grande utilidade Calculadora de Rolos de Papel de Parede.

Começo por fazer a pasta de cola.
Eu tenho um problema grave em seguir instruções, receitas conforme estão no papel, decido fazer por mim e normalmente a olho.
Pelo que está escrito nas informações desta cola apenas daria para 5/6 rolos, pelas minhas contas dá para pelo menos o dobro.

Para mim a escolha da cola foi mais importante que a do papel em si.
Esta é a segunda vez que a ulitizo para forrar paredes e estou bastante satisfeita. 

Enchi essa couvete com meio dedo de água e comecei a juntar a cola ( que é uma especie de farinha) à colherada. Acreditem pus apenas 2 colheres e já achei muito, quando começei a mexer começou a engrossar de tal forma que tive que juntar mais água. Na minha opinião quanto mais cremosa for a papa de cola mais facilitado fica o trabalho.
Seguinte:
Retiro todos os interruptores, caixas, protectores de buracos (sei lá eu para que servem). Tiro tudo o que consigo para facilitar os recortes. Pessoal esta parte é um pouco chata, mas a sério retirem mesmo tudo o que conseguirem.

Depois estudo bem por onde começar.
Neste caso se começasse pelo canto da parede o papel não iria ficar enquadrado na sua largura quando chegasse à ombreira da porta, logo acabaria por estragar papel, e isso é que não.
Acho que é muito importante ter uma linha recta como ponto de partida para aplicar a primeira folha, por mim ou se começa num canto ou então com a ajuda de uma esquadria, neste caso foi a linha da ombreira da porta.

Depois subo ao escadote e desenrolo a ponta do papel até ao tecto (não tenho paciência para fita métrica)
Estendo o papel no chão (que está protegido pois claro) e com a ajuda de um nível e o x-acto corto o papel uns centrimetros abaixo do rodapé.
Com o rolo de espuma, ou pincel, passo uma camada generosa de cola em todo o papel, e viro as pontas para o meio. É suposto esperar uns minutos, esqueçam esperar não é para mim!
Subo novamente ao escadote, desenrolo a ponta do topo e aplico mesmo juntinho ao rebordo do tecto, é aqui que acho importante o que disse de começar sempre ou por um canto ou com a ajuda de uma esquadria, no meu caso o rebordo da porta.
Depois estico o papel até meio e com o pano turco vou esfregando e puxando até ao rodapé.
Limpei todas as bordas do papel com o pano turno.


Como se pode ver o papel  fica nivelado com a ombreira

Agora calcei as luvas de algodão e começo a esmpremer para os cantos as bolhas de ar que se formaram.
Uniformizei todo o papel o máximo possível.

Continuei a colar as folhas até forrar totalmente.


Para o fim deixei os recortes mais complicados, aqui fiz do papel quase um puzzle para poupar todos os desperdicios que fui deixando.
Atenção porque é bastante dificil juntar o papel sem se notar o corte. Mas saiu qualquer coisa.
Deixei secar umas horas.
No fim fui confirmar todos os cantinhos e reforcei a cola nos sitios que estavam levantados.
E... the end.

Sem comentários:

Enviar um comentário